Imparcialidade

 

Quando a notícia coincide com o que pensamos dizemos que o veículo é imparcial e justo. Quando não coincide, dizemos que a notícia é parcial e mentirosa.

Muita gente reclama que a Rede Globo é parcial, que não mostra isso ou aquilo. E sempre que escuto isso me divirto e lembro de crianças ingênuas e chorosas, fazendo beicinho. A questão é que beicinho em crianças é normal, mas em adultos beira o ridículo.

É claro que a Globo é parcial, e muito. Mas todas as outras emissoras também são, e também muito. A Globo incomoda mais porque é maior, mais visível e com muito maior penetração. Mas a verdade é que não existe imparcialidade. Em lugar algum, seja na mente das pessoas comuns, dos políticos, dos juízes e nem nas empresas. Todos tem suas preferências, simpatias e antipatias, porque então com o jornalismo seria diferente?

O jornalismo imparcial é uma utopia. Empresas de comunicação não são instituições beneficentes, por mais que queiram posar como vestais da virtude. Elas são empresas como quaisquer outras e visam o lucro. Tem contratos milionários, preferências políticas e agem de acordo com seus próprios interesses. Limites entre ética, simpatia e interesses são tênues e frequentemente ultrapassados.

Dar notícias é fácil e qualquer um pode fazer. Basta copiar, colar e repassar. É isso que vemos nas redes sociais. Interpretar as notícias, analisar, explicar suas causas e consequências é bem mais complicado. É para isso que grandes empresas de comunicação procuram ter em seus quadros profissionais de várias orientações (esquerda, direita, centro) e especializações (economia, educação, cultura) para que possamos ter diferentes versões do que está acontecendo. Mesmo assim, sempre haverá uma parcialidade, maior ou menor, de acordo com quem escreve ou edita. 

Por isso, da próxima vez que quiser reclamar da Rede Globo, pense duas vezes e evite fazer beicinho. Melhor é procurar informações em várias fontes, em diversos veículos, com tendências diferentes, visões diferentes e até em países diferentes.

Abra seu campo de visão. Assim você poderá ter, talvez e com sorte, uma ideia mais completa do que está realmente acontecendo. Mas nunca esqueça o mandamento principal sobre a imparcialidade: Ela não existe.

Nem mesmo em sua cabeça. 

 

 

Publicado em 02.09.2019