Não foi apenas devido à minha total incapacidade para desenhar à mão livre que eu me tornei fã dos desenhos de Mort Drucker. Muitos artistas renomados também admiravam sua técnica e seus trabalhos.
Mort Drucker, para quem não está ligando o nome à pessoa, foi o autor de centenas de capas da revista MAD, que durante décadas, semanalmente, traziam uma paródia de filmes e séries da TV de sucesso. Aparecer na capa da MAD era a prova incontestável que o sucesso tinha sido alcançado. Era considerado uma honra ser representado na capa da MAD (embora os desenhos sempre satirizassem os homenageados). Mas Drucker não fazia só capas. A revista trazia também uma história completa inspirada no filme ou série. Em poucas páginas Mort Drucker pegava cada personagem, criava uma história paralela, divertida e sarcástica, sendo que muitas vezes suas histórias eram mais divertidas que a obra original.
O toque especial da revista, e que acabou virando sua marca registrada, era o jovem de aparência debilóide com uma falha nos dentes, Alfred Neuman, que quase sempre aparecia como coadjuvante das pessoas 'homenageadas' e dava o toque de gaiatice e sátira que se tornaram marcas registradas da MAD.
Mas o que me mais me fascinava nos desenhos de Mort Drucker era sua admirável, quase inacreditável capacidade de reproduzir, em cada detalhe, os traços e características faciais das pessoas representadas. Não é exagero dizer que Mort Drucker foi um artista completo, um verdadeiro gênio do desenho. Mais do que apenas sátiras, os desenhos de Drucker deixaram um registro cultural, de tudo que foi sucesso no cinema, TV e política durante as últimas décadas. Uma verdadeira arca do tempo a ser preservada, o que explica porque, em sites especializados, os números mais antigos da MAD são oferecidos por pequenas fortunas.
Mort Drucker morreu no último dia 8 de abril, aos 90 anos, em sua residência de New York, onde morava com a esposa. Obrigado por me divertir tanto durante tantos anos Mort.
As minhas MAD com os teus desenhos eu vou guardar para sempre.

Publicado em 10.04.2020